Pe Raimundo Sapalo Mangens

Nascimento: 24 de Dezembro de 1973

Ordenação Presbiteral: 2 de Novembro de 2001, Benguela Angola

Apresentação à Paróquia: 16 de Setembro de 2018, Paróquia de São Pedro de Barcarena, Vigararia de Oeiras, Patriarcado de Lisboa

Decreto de Nomeação

Dom Manuel III, Cardeal-Presbítero da Santa Igreja Romana, do Título de Santo António dos Portugueses no Campo de Marte, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, Patriarca de Lisboa.

Aos que este Decreto virem, saúde e bênção

O Bispo, princípio visível de unidade na sua Igreja, é chamado a edificar incessantemente a Igreja particular na comunhão de todos os seus membros, e destes com a Igreja universal, vigiando para que os diversos dons e ministérios contribuam para a comum edificação dos crentes e para a difusão do Evangelho (Ap, 8), até que todos tenham alcançado a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito, a medida da estatura, da plenitude de Cristo (Ef. 4, 13). Deve fazê-lo com amor de pai, do povo santo de Deus, juntamente com os presbíteros, colaboradores do Bispo no seu ministério, e com os diáconos (Pastor Gregis, 7).

Assim, para que os fiéis cresçam na santidade pela celebração dos sacramentos e vivam o mistério pascal (cf. cân. 387), Havemos Por Bem Nomear:

Raimundo Sapalo Mangens, Pároco de São Pedro de Barcarena.

Lisboa, na Cúria Patriarcal, aos 16 de Julho de 2018, na memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo.

† MANUEL, Cardeal-Patriarca