Grupo de Acólitos


Quem é o Grupo de Acólitos?

O Grupo de Acólitos da Paróquia de S. Pedro de Barcarena abrange cinco Comunidades Paroquiais (Queluz de Baixo, Valejas, Tercena, Barcarena, Leceia).

Ao longo de cada ano Pastoral e Paroquial, o Grupo de Acólitos procura criar uma “Igreja em Saída” como pede o Papa Francisco. Para tal, procura, através de diversas formas, nomeadamente, através das “visitas” aos grupos de catequeses a partir da 1ª Comunhão, convidar novos membros a fazer parte do grupo de acólitos, procurando também, cada vez mais, sensibilizar os encarregados de educação, no caso dos acólitos mais novos, para a importância do acompanhamento destes no seu crescimento na maturidade da sua fé e do serviço à Igreja.

Também procura apostar na formação, na convergência do Grupo de Acólitos da nossa Paróquia nas diversas celebrações que nesta ocorrem, e no convívio (destacando aqui, entre outros aspectos, a nossa Peregrinação Anual dos Acólitos de Barcarena). Procura ainda participar nos encontros de âmbito Diocesano e nacional. Para além disso, um outro momento relevante diz respeito ao Compromisso de Acólitos, que ocorre sempre na Solenidade de Cristo Rei. Em suma, este Grupo de Acólitos procura ter sempre presente o seu lema: “O serviço”.

O que é, e o que significa ser acólito?

O termo Acólito está associado ao verbo acolitar, que significa acompanhar (prestando um serviço). Os Acólitos têm como principal objetivo seguir e servir a Deus, ajudando os Seus representantes terrenos na Celebração da Missa e nas demais Celebrações Litúrgicas.

Mas ser Acólito não se resume apenas a isto! Ser Acólito implica a vida toda, implica servir a Deus, colocando-se ao serviço dos irmãos que vamos encontrando no nosso dia-a-dia.

E, numa mensagem que dirigiu a um grupo de Acólitos reunidos na Praça de S. Pedro, no âmbito da Peregrinação Internacional dos Acólitos em 2015, na qual o Grupo de Acólitos de Barcarena esteve representado, o Papa Francisco aponta-nos o caminho:  

“ (…) Na Eucaristia e nos outros sacramentos experimentais a proximidade íntima de Jesus, a doçura e a eficácia da sua presença. Não encontrais Jesus colocado num trono, alto, sublime e inalcançável, mas no pão e no vinho eucarísticos, e a sua palavra não faz vibrar os umbrais das portas, mas as cordas do coração.

(…) Queridos acólitos, quanto mais estareis próximos do altar, mais vos lembrareis de conversar com Jesus na oração diária, mais vos alimentareis da Palavra e do Corpo do Senhor, e sereis muito mais capazes de ir até ao próximo, levando como dom aquilo que recebestes, dando com entusiasmo a alegria que vos foi dada.

Obrigado pela vossa disponibilidade de servir o altar do Senhor, tornando este serviço uma academia de educação na fé e na caridade ao próximo. Obrigado também por terdes começado a responder ao Senhor, como o profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me”. (…)”

Se sentes que Deus te chama para este serviço na Igreja, exercer o ministério de acólito, dirige-te aos acólitos no final das Missas de Sábado ou de Domingo, ou contacta o Grupo de Acólitos através do e-mail acolitosbarcarena2011@gmail.com ou ainda através da página do Facebook “Grupo de Acólitos da Paróquia de Barcarena”.

O Grupo de Acólitos terá todo o gosto em receber-te, serás muito bem recebido(a) e muito bem-vindo(a). Contamos contigo.

Muito obrigado por acompanhares este Grupo!