Mensagem do Pároco

Queridos Paroquianos,

No dia 2 de setembro, oficialmente demos início a mais um ano pastoral. Com coração cheio de esperança e fé, iniciamos juntos o ano de 2025/2026, um novo ciclo que nos convoca a renovar o nosso compromisso com Deus e com a nossa comunidade. Este tempo será fortalecido com a novidade da visita pastoral do nosso Patriarca, Dom Rui Valério, e seus Bispos auxiliares à nossa Vigararia e respetivas Paróquias, cujas datas em breve havemos de anunciar. Contamos também com o encerramento do Ano Jubilar. Fica, no entanto, um forte apelo a todos: no mês de novembro será a nossa Paróquia, São Pedro de Barcarena, a animar o Santuário dedicado, no âmbito do Ano Jubilar.
Todos estes acontecimentos pretendem enriquecer a nossa atividade pastoral (nos grupos ou movimentos) e na própria vida cristã de cada um, fazendo de nós verdadeiros discípulos de Cristo, procurando viver mais plenamente os ensinamentos do Evangelho e ser instrumentos da Sua luz no mundo.

O início de um novo ano pastoral é sempre uma oportunidade de reflexão, renovação e acolhimento. Numa sociedade que muitas vezes nos exige respostas rápidas e que se esquece da profundidade do espírito, somos chamados a olhar para o nosso interior e refletir sobre a nossa vocação à santidade, à misericórdia e ao serviço. Como nos ensina o Senhor: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Assim, brilha a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5, 14-16). O Senhor nos chama a ser luz para os outros. Que cada ação nossa, na nossa paróquia, seja um reflexo dessa luz divina que nos guia. Este ano pastoral é uma oportunidade para intensificarmos as nossas ações em comunidade, estreitarmos os nossos laços de fraternidade e, mais ainda, aprofundar o compromisso com a missão que Jesus nos confiou: o anúncio do Reino de Deus. Como nos recorda o evangelista Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

Que a nossa vida comunitária seja marcada pela oração constante, pela busca sincera da santidade e pelo amor fraterno. Como nos ensina São Paulo na primeira epístola aos Coríntios (13, 4-7), o amor deve ser o fundamento de todas as nossas ações: “O amor é paciente, o amor é bondoso, o amor não é invejoso, não se orgulha, não se envaidece… tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Que possamos viver este amor de forma genuína, especialmente entre nós, membros da Igreja de Barcarena, para que, juntos, possamos ser um reflexo do amor de Cristo.

Por fim, que Maria, nossa Mãe, interceda por nós neste novo ano pastoral. Tal como ela acolheu com fé o plano de Deus, também nós saibamos acolher o que Ele tem preparado para cada um de nós. Que o Espírito Santo nos guie em todos os nossos passos e que a nossa paróquia seja um verdadeiro reflexo do Reino de Deus na Terra.
Com imensa gratidão e esperança, agradeço a todos pela dedicação, pelo amor e pelo empenho em continuar a colaborar nas atividades pastorais da Paróquia, que mais não é, que a missão de Cristo. Que neste novo ano pastoral, continuemos a ser mais unidos, mais fortes na fé e mais comprometidos em levar a luz do Evangelho a todos os cantos da nossa comunidade.

Que o Senhor nos abençoe e nos fortaleça em cada passo da nossa caminhada.

Com estima e amizade,
Pe. Raimundo